Buscas Populares

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Péricles de Mello: Caso Vizivali - curso de Pedagogia começa em setembro

08/08/2011
Péricles de Mello: Caso Vizivali - curso de Pedagogia começa em setembro

Assessoria de Imprensa Péricles de Mello

O deputado estadual Péricles de Mello (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na última quarta-feira, dia 3, para anunciar que o curso de Pedagogia que vai convalidar os estudos do Programa de Capacitação da Vizivali está programado para começar em setembro. “Tive uma longa conversa com o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes, que confirmou para setembro o início oficial das aulas”, disse Péricles.

Os cerca de 35 mil professores que concluíram o Programa da Vizivali, ofertado em 2003 e 2005, ainda não receberam seus diplomas e o curso de complementação foi o caminho encontrado para solucionar o caso de uma vez por todas.

Péricles ressaltou que a UEPG é uma das principais instituições que fazem parte do acordo firmado, em agosto do ano passado, entre o Ministério da Educação (MEC), governo do Estado e universidades estaduais, para resolver o caso. O acordo seguiu a determinação do parecer 136/2010 do Conselho Nacional de Educação, que definiu 1.300 horas-aula para o curso, o que equivale a dois semestres de aula.

O reitor João Carlos reforçou que a UEPG vai atender dois mil professores. Nessa primeira fase serão beneficiados 12 mil alunos distribuídos entre as universidades estaduais. A aula inaugural para os professores deve ocorrer em 10 de setembro.

Péricles lembrou que o governo também se comprometeu em regularizar os diplomas de outros oito mil professores que já fizeram complementação em instituições reconhecidas pelo MEC, como a Universidade Castelo Branco (UCB) e a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Com isso, 20 mil professores estarão com a situação definitivamente resolvida, com os diplomas de graduação em Pedagogia plena emitidos pelas universidades estaduais.

O deputado salientou ainda que é preciso resolver a questão de 10 a 15 mil professores que continuam fora da sala de aula. Péricles alerta que, como o governo estadual reconheceu o direito de quem, na época, não estava em sala, mas agora está, com certeza esses alunos também serão atendidos num segundo momento. “Continuaremos lutando para resolver essa questão”, reforçou.

O deputado conclui afirmando: “foi uma longa jornada de lutas, fizemos intervenções diretas junto ao governo do Estado e ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que, no fim, valeram a pena.”

Fonte: PT-Paraná

Um comentário:

  1. Estudei, paguei, estagiei em sala de aula fiz concurso, nao passei , trabalhei de 2005 a 2008 em escola particular ,minha matricula na complementaçao do curso de pedagogia vizivalle foi cancelada pela uem de maringa polo umuarama-pr por nao comprovar vinculo com a ed. basica,como fica o meu caso e de outros iguais ao meu?

    ResponderExcluir