Buscas Populares

domingo, 7 de agosto de 2011

Declaração do Deputado Péricles

Publicado em 06 de Agosto de 2011, às 00h00min | Autor: Péricles de Holleben Mello - pericles@periclesdemello.com.br



Esta semana recebi excelentes notícias para os milhares de professores que aguardam o início do curso de Pedagogia que vai convalidar os estudos do Programa de Capacitação da Vizivali. Tive uma longa conversa com o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes, que confirmou para setembro o início oficial das aulas.
Os cerca de 35 mil professores que concluíram o Programa da Vizivali ainda não receberam seus diplomas e o curso de complementação foi o caminho encontrado para solucionar o caso de uma vez por todas.
A UEPG é uma das principais instituições que fazem parte do acordo firmado, em agosto do ano passado, entre o MEC, governo do Estado e universidades estaduais, para resolver o caso. O acordo seguiu a determinação do parecer 136/2010 do Conselho Nacional de Educação, que definiu 1.300 horas-aula para o curso.
O reitor João Carlos reforçou que a UEPG vai atender dois mil professores. Nessa primeira fase serão beneficiados 12 mil alunos distribuídos entre as universidades estaduais. A aula inaugural para os professores deve ocorrer em 12 de setembro.
O governo também se comprometeu em regularizar os diplomas de outros oito mil professores que já fizeram complementação em instituições reconhecidas pelo MEC, como UCB e Ulbra. Com isso, 20 mil professores estarão com a situação definitivamente resolvida.
Mais ainda temos que resolver a questão de 10 a 15 mil professores que continuam fora da sala de aula. Como o governo estadual reconheceu o direito de quem, na época, não estava em sala, mas agora está, com certeza esses alunos também serão atendidos num segundo momento. Continuaremos lutando para resolver essa questão.
Foi uma longa jornada de lutas, fizemos intervenções diretas junto ao governo do Estado e ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que, no fim, valeram a pena.

Fonte: Jornal da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário