Buscas Populares

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Secretaria da Educação reúne núcleos para discutir avanços e desafios

O início do processo de equiparação salarial dos professores, a solução do caso Vizivali e o compartilhamento de decisões com a comunidade, por meio de audiências e consultas públicas, estão entre os avanços conquistados este ano na área da educação no Paraná. O balanço foi apresentado pelo secretário e vice-governador Flávio Arns durante reunião técnica com os 32 chefes de núcleos regionais de Educação. O encontro começou nesta quinta-feira (15) e prossegue até sexta, no Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

“Realizamos ações que estão promovendo a melhoria da educação, mas o trabalho é contínuo e, junto com toda a comunidade escolar, temos muitos desafios a serem superados”, afirmou Arns.

A equiparação dos salários dos professores aos demais servidores com nível superior começou a ser implantada, atendendo a uma reivindicação antiga da categoria. Neste ano, os vencimentos já foram reajustados em 5,91%, iniciando um processo de correção que prosseguirá nos próximos três anos.

VIZIVALI – Os professores que concluíram o programa de capacitação para docentes pela Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali) aguardavam há oito anos pela definição sobre a validade do certificado do curso. Arns manteve diálogo constante com as universidades e com os professores, garantindo a 15 mil professores a oportunidade de complementar os estudos e obter a certificação. Oito mil professores que já haviam feito a complementação tiveram os diplomas reconhecidos.

No Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), foram oferecidas 2 mil vagas este ano. A resolução do PDE foi alterada e trouxe benefícios como o aproveitamento total para aqueles que já possuem mestrado e o ingresso no programa de professores a partir da classe oito, e não apenas na classe 11, como era anteriormente. A partir de agora, quem ingressa no PDE deve seguir uma linha de pesquisa que atenda as necessidades da escola. O início das atividades do PDE será em fevereiro e não mais no decorrer do ano. Com isso, a rotina escolar não será prejudicada.

Neste ano, 318 mil alunos foram atendidos nas atividades complementares em contraturno escolar. Para 2012, além de ampliar o atendimento, a secretaria vai manter um sistema de acompanhamento dessas atividades.

Fonte: SECS

Nenhum comentário:

Postar um comentário