Buscas Populares

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Aula marca solução a professores egressos da Vizivali

A aula inaugural do Curso de Licenciatura em Pedagogia para os concluintes do Programa de Capacitação da Faculdade de Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali) lotou no sábado (24) o Canal da Música, em Curitiba. Foi o início da solução de um problema que atingia milhares de professores que não tinham os diplomas da faculdade reconhecidos.
O curso de capacitação será oferecido para 14.110 alunos por universidades estaduais em 49 polos de educação à distância que fazem parte da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A aula inaugural foi transmitida ao vivo pela TV E-Paraná e para os polos no interior do Paraná.

O vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns, lembrou como se desenvolveu o processo para se chegar à solução da questão, que envolveu cerca de 35 mil professores egressos da Vizivali e que não conseguiram validar seus diplomas.

Arns lembrou que uma das soluções, anunciada pelo governador Beto Richa, foi a de reconhecer o diploma de cerca de 8 mil professores que já haviam feito complementação de estudos em instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação. “O outro foi este curso especial”, lembrou.

Ao final das novas aulas de capacitação, os professores concluintes da Vizivali receberão diploma do curso de Pedagogia, expedido por uma das seis universidades estaduais que oferecem a complementação.

O secretário da Ciência e Tecnologia, Alípio Leal Neto, ressaltou que a construção do curso foi coletiva. “As nossas universidades não mediram esforços no enfrentamento do problema. O dia de hoje é de celebração e também de agradecimento”, afirmou.

A professora Eunice Alberton, representante da Associação dos Professores Egressos da Vizivali, contou que a validação dos diplomas foi tarefa árdua. “Voltei a ter orgulho de ser professora. Perseguimos o mesmo objetivo e houve vontade política para que isso ocorresse”, afirmou.

A aula inaugural do curso para os egressos da Vizivali também teve uma palestra da conselheira da Câmara da Educação Básica, do Conselho Nacional de Educação, Clélia Brandão. Clélia falou sobre a importância da formação docente para a qualidade da educação.

Ainda estiveram presentes o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação, Claudia Maria da Cruz, o bispo dom José Antonio Peruzzo, a reitora da Universidade de Londrina (UEL), Nádina Aparecida Moreno, o vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Carlos Luciano Vargas, o reitor da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), Alcebíades Luiz Orlando, o reitor da Universidade do Centro-Oeste, Vitor Hugo Zanette, o reitor da Universidade do Paraná, Eduardo Rando, o presidente do Conselho Estadual de Educação, Romeu Gomes de Miranda, a presidente da APP Sindicato, Marlei Fernandes. E o deputado estadual Péricles Melo.



Fonte: Secretaria da Educação do Paraná

3 comentários:

  1. é e as professoras que na época eram estagiárias ,como ficam,será que também vamos poder fazer a complementação, pois não podemos fazer concursos.

    ResponderExcluir
  2. E bricar com a cara de quem fez o curso, passou em concurso e não pode assumir;mas pagou todo o curso vcs não acham.

    ResponderExcluir
  3. Me sinto uma verdadeira idiota,quando lembro que paguei todo o curso prestei concurso fui chamada e não pude assumir;e hoje se eu quizer terminar o curso vou ter que me deslocar da minha cidade,e ainda pagar por mais 16 meses de aula.

    ResponderExcluir