Péricles com Arns: solução para diplomas virá no mês de março O deputado estadual Péricles de Mello (PT) continua empenhado em resolver o problema de cerca de 35 mil professores paranaenses, que concluíram o Programa Especial de Capacitação para Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ofertado pela Faculdade Vizivali e a empresa Iesde, mas não receberam os diplomas. Péricles participou nesta sexta-feira, dia 18, de uma reunião com o secretário de Estado de Educação, Flávio Arns, para saber qual a proposta do governo para solucionar o caso. O Programa da Vizivali foi ofertado em 2003 e 2005, com duração de dois anos.
Arns reforçou que é responsabilidade do Estado do Paraná conduzir a questão e que até meados de março vai anunciar uma solução definitiva. Para um resultado efetivo, o secretário quer consolidar os encaminhamentos de todo o processo de validade dos diplomas, com o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Educação (CNE), o Ministério Público Estadual, a Procuradoria Geral do Estado e o Tribunal de Contas do Estado.
“Os professores não merecem serem tratados com descaso, ao serem proibidos de assumir vagas em concurso público, ameaçados de serem exonerados, além de não conquistarem elevação de nível, com prejuízos financeiros nos seus salários. O Estado deve apontar uma solução e não pode ficar alheio a este processo, pois foi o próprio Conselho Estadual de Educação que aprovou o Programa da Vizivali”, esclarece Péricles.
O deputado informa ainda que Arns vai entrar em contato com os Prefeitos Municipais e assegurá-los de que uma solução está em andamento, para que eles mantenham os cargos dos professores que se encontram nessa situação, sem que sofram mais prejuízos nas suas carreiras.
Arns informou também que esteve com o ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília, na quinta-feira (17), para discutir uma solução definitiva para o impasse que já dura mais de cinco anos.
Segundo o secretário, o ministro ressaltou que o Paraná tem autonomia para resolver caso. Péricles já havia tido este posicionamento de Haddad, de vários encontros que teve com o ministro. O deputado informou por vários momentos a possibilidade do governo resolver o caso, mas nada foi feito.
O secretário se comprometeu em chamar Péricles para mais uma reunião, até meados de março, para apresentar os encaminhamentos finais do processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário