(30/03/2011)
Péricles com o secretário estadual de Educação, Flávio Arns: em defesa dos diplomas dos professores do Programa da Vizivali O deputado estadual Péricles de Mello (PT) se reuniu na última terça-feira, dia 29, com profissionais da educação do município de Colombo, na região Metropolitana de Curitiba, para fazer um esclarecimento de como está a situação real dos cerca de 35 mil professores que ficaram sem diplomas, após concluírem o Programa de Capacitação para Docência, ofertado em 2003 e 2005, pela Faculdade Vizivali e a empresa Iesde.
“Estou à frente do caso na Assembleia Legislativa, acompanhando de perto as medidas tomadas pela Secretaria de Estado da Educação para encontrar uma solução definitiva”, esclareceu Péricles.
A instabilidade na carreira desses professores era uma das pautas da Assembleia Geral convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Colombo. Os professores se mostraram preocupados com a demora do Estado em anunciar uma solução, já que muitos correm o risco de serem exonerados dos seus cargos, além de perderam o direito do avanço na carreira e serem impedidos de assumir vagas conquistadas em concursos públicos.
Aqueles que concluíram o Programa da Vizivali estão sendo barrados pelo Estado ao serem chamados no Processo de Seleção Simplificado da Secretaria de Educação (SEED), para os cargos de professor e técnico administrativo.
Nota da SEED
Péricles falou sobre a nota divulgada pela SEED, no último dia 25 de março, em que o secretário Arns esclarece que foi composto um grupo de trabalho para se aprofundar em todas as questões relacionadas ao Programa da Vizivali como legislação, denúncias, pareceres, enunciados já estabelecidos e decisões judiciais que ocorreram nesses últimos seis anos. De acordo com o secretário, é um trabalho necessário, pois o encaminhamento a ser definido deve ter amparo legal.
Esse seria um dos motivos do atraso no anúncio de como vai ser a regularização de todo o processo, que estava previsto para o mês de março.
Em fevereiro, Péricles esteve com Arns para saber qual a proposta do governo em solucionar o impasse. Arns disse que está tratando do caso como uma questão de governo e pretende apresentar um desfecho que não prejudique os professores.
Moção aos Prefeitos
A Assembleia Legislativa aprovou, no início de março, requerimento de autoria do deputado Péricles fazendo uma moção de apelo à Associação dos Municípios do Paraná, para que os Prefeitos Municipais mantenham no quadro de servidores públicos, os professores que fizeram o Programa da Vizivali, até que o processo de reconhecimento dos diplomas seja finalizado. O requerimento foi assinado pelos 54 deputados estaduais.
Fonte: Site do Deputado Péricles
Nenhum comentário:
Postar um comentário