O objetivo do evento foi promover uma maior articulação entre o governo do Paraná e as prefeituras, com a ideia de garantir formação adequada aos professores que participam do programa. “Precisamos fortalecer o diálogo entre estado, municípios e universidades para que estes professores egressos da Vizivali recebam uma formação de qualidade, e para que tenhamos também reflexos positivos na educação ofertada nas escolas do Paraná”, afirmou Arns.
No encontro também foram discutidas as demandas e ofertas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), organizado e financiado pelo Ministério da Educação (MEC) para atender a Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Este debate tem o objetivo de gerar melhorias da qualidade da educação básica e garantir aos professores em exercício na rede pública a formação acadêmica exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
A diretora de Políticas e Programas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seed) Fernanda Scaciota, afirmou que a reunião é um marco para a formação dos profissionais da educação. “São muitos os desafios que existem na formação continuada, por isso é necessário que sejam debatidos encaminhamentos para que os objetivos sejam efetivamente atingidos”.
O evento foi organizado pela Unicentro, por meio da Universidade Aberta do Brasil, Seed, e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime/PR). Neste ano ainda deverão ser realizadas reuniões nas demais universidades que ofertam o Programa de Capacitação da Vizivali.