Buscas Populares

sábado, 14 de janeiro de 2012

Solução do caso Vizivali

Em 2011 conseguimos dar encaminhamentos decisivos para os cerca de 35 mil professores que concluíram o Programa de Capacitação para Docência da Faculdade Vizivali

Em 2011 conseguimos dar encaminhamentos decisivos para os cerca de 35 mil professores que concluíram o Programa de Capacitação para Docência da Faculdade Vizivali, e esperavam há anos pelo reconhecimento dos seus diplomas. Muitos desses professores são de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais.

Os estudos da Vizivali foram definitivamente reconhecidos pelo Ministério da Educação, por meio de um parecer do Conselho Nacional de Educação. Um acordo firmado em 2010, entre o MEC e o Paraná, deu condições para que o atual governo do Estado encaminhasse uma solução.

Desde novembro do ano passado, cerca de 14 mil professores estão cursando uma complementação pedagógica, gratuita, ofertada pelas universidades estaduais, e terão seus diplomas reconhecidos em licenciatura plena em Pedagogia. A Secretaria de Estado da Educação também aceitou os diplomas de 8 mil professores que fizeram complementação em instituições superiores particulares, com o UCB e ULBRA.

Agora, estou trabalhando para resolver a questão de cerca de 10 mil professores que se encontram fora da sala de aula ou trabalham como técnico-administrativos. Durante esses últimos anos, fiz uma defesa legítima sobre esse caso. Sem os diplomas os professores não podem avançar na carreira, assumir vagas em concursos públicos, e em alguns casos então sendo exonerados dos cargos.

Coloquei meu gabinete à disposição do todos. Foram centenas de e-mails e telefonemas. Recebi grupos de professores de diversas regiões do Estado, fui a Brasília falar com o ministro da Educação, promovi audiências públicas e participei de outros em várias cidades, criei uma Comissão Especial na Assembleia, apresentei projeto de lei para validar os diplomas, lutamos sem parar, até que se chegou a uma solução importante, mas parcial. No próximo ano, retomaremos com intensidade novas ações até que se concretize uma vitória definitiva para todos.

Autor: Péricles de Holleben Mello

5 comentários:

  1. eu fiz o curso com a visivale e preciso muito deste certificado, quero voltar para a sala de aula e com um certificado sem validade fica dificil. Aguardo anciosa o encaminhamento da nova turma. Obrigada.
    Marinês de Fatima Korilo
    (45) 99744328 maricorilo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Na época do curso lecionava em uma escola de educação infantil, trabalhei como estagiaria lé, depois que me formei fiquei um tempo mais e fui demitida, pois não tinha certificado para apresentar a escola. E desde então estou fora da sala de aula e este ano de 2012 preciso voltar a trabalhar dentro da educação por isso preciso muito deste certificado.
    Desde já agradeço e torço para que consigam formar essa turma com os outros professores que estão fora de sala de aula.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Péricles eu so comecei a fazer estagio depois do inicio do curso, passei no concurso da prefeitura de Curitiba e não consegui assumir assim como varias outras pessoas, entrei com um mandato de segurança mais ate agora nada, o senhor tem alguma posição para o meu caso? tenho trocado emails com minha advogada mais sem novidades. Vai sair algum tipo de complementação para o meu caso? Fico no aguardo de uma resposta!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou de Ponta Grossa e também fiz o CNS pela Vizivali estou fora da sala de aula, preciso do meu certificado pois preciso trabalhar. Mandei um requerimento pela Secretaria de Educação estou consultando o protocolo mais até agora nada, gostaria de saber se tem alguém de Ponta Grossa que fez este curso?
    Meu nome é Neivair se alguém puder me retornar o e-mail é este alecsandro.s.c22@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, vocês sabem se existe alguma alternativa, mesmo se for paga para que possamos concluir o curso de pedagogia? No Meu caso eu dava aula em escola particular.

    mokeiroz@hotmail.com

    ResponderExcluir