Buscas Populares

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Seed debate formação dos professores egressos da Vizivali

Assuntos relacionados ao Programa de Capacitação da Vizivali foram debatidos em reunião realizada nesta semana na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), em Guarapuava. Cerca de 150 pessoas participaram da reunião com o vice-governador e secretário da educação Flávio Arns. Entre os presentes estavam prefeitos, secretários e gestores municipais de educação, e representantes da comunidade universitária e da sociedade.

O objetivo do evento foi promover uma maior articulação entre o governo do Paraná e as prefeituras, com a ideia de garantir formação adequada aos professores que participam do programa. “Precisamos fortalecer o diálogo entre estado, municípios e universidades para que estes professores egressos da Vizivali recebam uma formação de qualidade, e para que tenhamos também reflexos positivos na educação ofertada nas escolas do Paraná”, afirmou Arns.

No encontro também foram discutidas as demandas e ofertas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), organizado e financiado pelo Ministério da Educação (MEC) para atender a Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Este debate tem o objetivo de gerar melhorias da qualidade da educação básica e garantir aos professores em exercício na rede pública a formação acadêmica exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

A diretora de Políticas e Programas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seed) Fernanda Scaciota, afirmou que a reunião é um marco para a formação dos profissionais da educação. “São muitos os desafios que existem na formação continuada, por isso é necessário que sejam debatidos encaminhamentos para que os objetivos sejam efetivamente atingidos”.
O evento foi organizado pela Unicentro, por meio da Universidade Aberta do Brasil, Seed, e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime/PR). Neste ano ainda deverão ser realizadas reuniões nas demais universidades que ofertam o Programa de Capacitação da Vizivali.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Reunião com vice-governador debate o caso dos estudantes da Vizivali




foto1

No dia 10 de abril, a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – Unicentro, recebe o vice-governador e secretário de Estado da Educação do Paraná, Flávio Arns, para reunião com gestores municipais, prefeitos e secretários municipais de Educação dos municípios cujos professores, concluintes do Programa de Capacitação da Vizivali, frequentam a oferta especial do curso de licenciatura em Pedagogia na Unicentro. O evento é organizado pela Universidade, Secretaria de Estado da Educação – Seed, e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime/PR, e será realizado às 14h, no Auditório Francisco Contini do Campus Santa Cruz, em Guarapuava.

Um dos assuntos discutidos será as dificuldades vivenciadas pelos professores, concluintes do Programa Especial de Capacitação para a Docência nos Anos Iniciais, do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, da Vizivali e que agora realizam o curso de Pedagogia, ofertado em caráter especial pela Unicentro. A partir disto, serão avaliados os encaminhamentos necessários para que os objetivos sejam efetivamente alcançados.

Além disso, serão fornecidas informações e será aberto espaço para debate de outras questões, como a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Decreto n.º 6.755/2009), onde será avaliado o desafio das ações integradas entre a união, os estados e os municípios, e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor, suas demandas e ofertas.

Além do vice-governador Flávio Arns, a reunião contará a presença de representantes de cerca de 76 municípios da região, de componentes da Seed, de integrantes dos setores administrativos e pedagógicos da Unicentro, de representantes da comunidade universitária e da sociedade.

http://www.superinformado.com.br