Buscas Populares

terça-feira, 31 de maio de 2011

Cadastro para aproveitamento da Vizivali é prorrogado até domingo

O cadastro para o Aproveitamento e Complementação de Estudos dos egressos do curso Normal Superior da Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali) foi prorrogado até domingo (5). De acordo com levantamento feito até a tarde desta segunda-feira (30), 29 mil pessoas realizaram o cadastro. A Secretaria de Estado da Educação estima que existam 35 mil egressos da Vizivali.

O cadastro é necessário para a secretaria identificar a real demanda para a realização de Aproveitamento e Complementação de Estudos, para obtenção do diploma de Pedagogia - assunto que está em discussão com as universidades estaduais do Paraná. Clique aqui para fazer o cadastro.

O Aproveitamento e Complementação de Estudos, de acordo com o art. 47 da LDB, define-se pela possibilidade de convalidar estudos e conhecimentos adquiridos, por meio de cursos formais e/ou livres, bem como tempo de atuação, experiências e resultados obtidos em áreas específicas do conhecimento, realizado conforme normas definidas pelos sistemas de ensino e organização das Instituições de Ensino Superior. A complementação deverá ter a duração de dois semestres, com previsão de iniciar em agosto próximo.

O posicionamento oficial do governo a respeito dos egressos Vizivali será divulgado nesta quarta-feira (1º), às 10h30, pelo governador Beto Richa, o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Alípio Leal Neto, no Canal da Música, durante evento para anunciar medidas do governo na área da educação.

Fonte: SETI

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Professores da Vizivali terão diplomas em pouco tempo, diz secretário

Professores da Vizivali terão diplomas em pouco tempo, diz secretário




O vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns, esteve reunido na terça-feira (24), com diretores de escolas e representantes de APMFs dos municípios do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Pato Branco, no anfiteatro do Colégio Estadual Agostinho Pereira. O secretário foi recepcionado pelos prefeitos da região, vereadores e lideranças comunitárias.

Os encontros estão sendo realizados nos 32 Núcleos existentes no Estado e, até o fim de maio, todos serão visitados. As reuniões ocorrem entre a Seed e a comunidade escolar para conhecer as reivindicações das escolas e também servem para que a equipe da secretaria apresente as metas para o ano de 2011 aos diretores e comunidade escolar.

Na entrevista coletiva à imprensa, o secretário destacou que os encontros são para debater as necessidades, os desafios, os problemas da região e de cada escola- reforma, ampliação, segurança e salário- quando, segundo Arns, é possível traçar um perfil de cada escola, para dialogar as necessidades.

Diploma: O processo que envolve os professores do Paraná que participaram do Programa de Capacitação, ofertado pela Vizivali, entre 2002 e 2004, tem novidade, salientou o secretário, antecipando que dentro dos próximos dias, o governador Carlos Alberto Richa, Beto Richa (PSDB), vai anunciar que todos as pessoas que têm uma complementação, elas terão os seus diplomas reconhecidos, o que vai atender mais de 9 mil professores.

Os que ainda não possuem a complementação, ressaltou o secretário, poderão começar no mês de agosto a complementação junto às universidades estaduais. Depois de concluída a complementação, as pessoas terão direito a Licenciatura em Pedagogia, o diploma.

Fonte: PatoB

terça-feira, 24 de maio de 2011

Vizivali: cadastramento no portal da Seed até dia 30

Todos os egressos do Programa de Capacitação, realizado entre 2002 e 2004, devem se cadastrar

Como havia anunciado em reunião com a direção da APP-Sindicato no último dia 11, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) disponibilizou em seu portal um link (clique aqui) para a realização de um cadastro dos egressos do Programa de Capacitação para Docência ofertado - entre 2002 e 2004 - pela Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali).

Segundo a Seed, o objetivo do cadastro é "identificar o quadro real da situação acadêmica e funcional - à época e atualmente - de cada egresso do Programa, esteja ele atuando ou não como professor regente em sala de aula". O formulário para o cadastramento estará disponível até o dia 30 de maio.

A Secretaria também alerta aos egressos que estes tomem cuidado na hora do preenchimento, pois a correção e veridicidade das informações serão indispensáveis nos procedimentos que serão estabelecidos em seguida. "Antes do preenchimento sugerimos uma boa leitura no formulário e a posse de todos os dados solicitados, pois as informações registradas devem expressar de forma fidedigna a realidade dos fatos" alerta o texto no portal.

O sistema disponibilizado permite correções, mas antes de preencher, o interessado deve ler cuidadosamente as informações contidas no final de cada página. A Seed também recomenda que cada página, ao término do preenchimento, seja impressa. Estas impressões devem ser guardadas, para uma eventual solicitação. Em caso de dúvida sobre o formulário, os egressos devem entrar em contato pelo fone 0800 645 1521.

Fonte: APP - SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA DO PARANÁ

sábado, 21 de maio de 2011

Cadastro Egressos Vizivali!!!

CADASTRAMENTO DOS EGRESSOS DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA DOCÊNCIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DA EDUCAÇÃO INFANTIL, OFERTADO PELA FACULDADE VIZINHANÇA VALE DO IGUAÇU – VIZIVALI.

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SETI), juntamente com representantes das Universidades Estaduais do Paraná, vêm se reunindo para concretizar a forma e os meios para solucionar a questão que envolve os professores do Paraná que participaram do Programa de Capacitação, ofertado pela VIZIVALI, entre 2002 e 2004.

Dentre as providências definidas, constatou-se a necessidade de um cadastramento de todos os egressos do Programa de Capacitação VIZIVALI, que tem por objetivo identificar o quadro real da situação acadêmica e funcional, à época e atualmente de cada egresso do Programa, esteja ele (a) atuando ou não, como Professor (a) regente em sala de aula.

O Cadastramento terá início no dia 20 de maio e ficará disponível neste Portal até o dia 30 de maio de 2011. O preenchimento correto e fidedigno do Cadastro, é condição sine qua non para inclusão do egresso nos procedimentos que serão estabelecidos. Portanto, antes do preenchimento sugerimos uma boa leitura no formulário e a posse de todos os dados solicitados, pois as informações registradas devem expressar de forma fidedigna a realidade dos fatos.

O sistema permite correções durante todo o processo de preenchimento. Podendo voltar à página anterior, sair e limpar dados já inseridos no Cadastro. Observe as informações no final de cada página do Cadastro.
Antes de enviar o Cadastro, confira todas as perguntas e respectivas respostas, preencha local e data e clique em enviar.

OBS: Recomendamos arquivar uma via impressa do cadastro preenchido para eventual solicitação. Procedimento: após preencher os dados de cada página, antes de clicar no botão "próximo", solicite a impressão da página preenchida.

Para acessar o formulário de cadastramento clique aqui



Dúvidas no preenchimento do cadastro ligue:

0800 645 1521

Fonte: Secretaria de Estado da Educação do Paraná

terça-feira, 17 de maio de 2011

Caso Vizivali: regularização está próxima

Em reunião com a APP, secretário anunciou a realização de um programa de complementação nas universidades estaduais

Na reunião realizada entre direção da APP-Sindicato e o vice-governador e secretário de Educação Flávio Arns, na última quarta-feira (11), foi anunciada a criação de um programa das universidades estaduais para solucionar definitivamente a questão dos alunos que fizeram o 'Programa de Capacitação para Docentes' ofertado pela Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali) no período de 2002 a 2004.

Segundo Arns, na reunião com os reitores das universidades, foram debatidas possíveis soluções, em conjunto com as instituições de ensino superior (IES), para regularizar a situação dos alunos realizaram a capacitação. Um dos caminhos é a aceitação de uma complementação de estudos para obtenção do diploma de Pedagogia. Ela teria a duração máxima de dois semestres e deve iniciar em agosto deste ano.

Esta semana, a Secretaria de Estado da Educação deve disponibilizar no seu portal um cadastramento para todos os egressos do curso da Vizivali. Segundo o secretário, o objetivo é "identificar um quadro real de professores para o aproveitamento e complementação de estudos junto às universidades, bem como outras necessidades para a solução do problema". Além disso, membros do governo devem participar de um audiência com o ministro da Educação para falar sobre o caso.

O secretário também disse que será assinado um Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta (TAC) entre o governo do Estado, o Ministério Público, o Tribunal de Contas e os municípios do Paraná, para que não haja prejuízo aos professores que utilizaram o diploma recebido pela Vizivali, seja para ingresso ou promoção no Estado. A APP-Sindicato continuará acompanhando o caso.

Com informações da AEN e site do deputado Professor Lemos

Fonte: APP

domingo, 15 de maio de 2011

Unicentro participa de reuniões para solucionar o caso da Vizivali


Unicentro participa de reuniões para solucionar o caso da Vizivali
Publicado em 14/5/2011

Atendendo à convocação das secretarias estaduais de Educação (Seed) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), representantes das universidades estaduais participaram de duas reuniões no início de maio (dias 4 e 10) para dar continuidade às discussões sobre a solução dos problemas enfrentados pelos alunos egressos do Programa de Capacitação para Docentes ofertado pela Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali), entre 2002 e 2004. O encontro contou com a presença do vice-governador do Paraná, Flávio Arns, e do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal Neto

A Unicentro, que esteve representada pelo reitor Vitor Hugo Zanette, o vice-reitor Aldo Nelson Bona e a vice-diretora do Setor de Humanas, Letras e Artes, Maria Aparecida Crissi Knüppel, informaram que, nos dois dias, houve ampla discussão e ficou definido que as universidades operacionalizarão um curso de, no mínimo, 1300 horas, para complementação de estudos para graduação em Pedagogia.

As secretarias do Governo do Estado buscarão formas de financiamento do curso, que poderá ter início já no segundo semestre de 2011. (Assessoria)

Fonte: CulturaAm560

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Vizivali: novo cadastro rumo ao diploma


Os professores que fizeram a capacitação do Iesde/Vizivali vão precisar fazer um novo cadastro, semelhante ao que foi feito na página do Instituto Federal de Educação (IFPR), há algum tempo. Só que desta vez será no site da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O cadastro servirá para que o estado conheça com exatidão o número de professores interessados em colocar um ponto final nessa história e receber definitivamente o diploma de graduação.

Seria o início do fim de uma novela que se arrasta há muitos, muitos anos. Este cadastro deverá entrar no ar na semana que vem, mas ainda não há um dia específico. Questões técnicas estão sendo finalizadas para isso ocorrer. O cadastro também não tem data para sair do ar, mas a expectativa é de que fique à disposição dos professores por cerca de 15 dias.

Essas informações são resultado de uma reunião ocorrida ontem (10), entre representantes da Seed e reitores das universidades estaduais que irão ofertar uma complementação de estudos para que possa ser emitido o diploma. Quem fez só a capacitação da Vizivali e não continuou a estudar precisará fazer essa complementação.

Quem continuou os estudos e fez especialização, mestrado ou doutorado terá o tempo – e o esforço – reconhecido pela Seed e não precisará fazer ou fará um tempo menor de complementação. Inicialmente a Secretaria de Educação estipulou em, no mínimo, dois semestres de complementação.

Quem fez complementação em outras universidades também terá isso validado. Mas a Seed esclarece que haverá análise caso a caso, depois que for verificado o cadastro dos professores.

As aulas terão início em agosto, nas universidades estaduais – UEL, UEM, UEPG, UENP, Unicentro e Unioeste – ou em seus polos ou polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). As aulas serão a distância e não terão custo – a não ser o de locomoção para esses lugares – para os professores. Ao todo essas instituições têm 47 polos no Paraná.

Ao final do tempo da complementação o participante irá receber um diploma de Pedagogia, com chancela da universidade estadual em quer fizer os estudos.

A Seed ainda não tem uma data específica para fazer um anúncio oficial, mas pelo menos começaram a aparecer as primeiras informações concretas sobre a questão.

Provavelmente muitos professores irão espernear em razão de ter de fazer um novo cadastro, mas a Seed julga necessário, já que precisa conhecer a demanda atual de professores interessados em fazer a complementação. Aliás, a necessidade de ter de estudar por mais dois semestres também vai irritar muita gente.

Continuamos acompanhando o caso!

Fonte: Nota 10

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Governo elabora programa estadual para caso Vizivali

Governo elabora programa estadual para caso Vizivali
11/5/2011 17:50:00

O governo do Paraná, por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria da Ciência e Tecnologia, está elaborando em conjunto com as universidades estaduais, um programa para solucionar o caso dos alunos egressos do Programa de Capacitação ofertado pela Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali) entre 2002 e 2004, devidamente autorizado pelo Conselho Estadual de Educação à época e que, até hoje, não tiveram reconhecimento oficial das suas atividades acadêmicas.

Em continuidade a reuniões já realizadas, ocorreu, no Palácio das Araucárias, nesta terça-feira (10), coordenada pelo vice-governador, Flávio Arns, e o Secretário de Ciência e Tecnologia, Alípio Leal Neto,reunião com reitores e representantes das universidades estaduais. Em reunião exitosa, discutiu-se as possibilidades e necessidades das instituições de ensino superior (IES)visando a regularização da situação funcional dos alunos que há oito anos realizaram o referido Programa e até hoje se debatem para ter seus estudos e documentos aceitos pelos sistemas municipais e estaduais de educação do Paraná.

Uma solução viável, além de outras no âmbito da SEED, é o Aproveitamento e Complementação de Estudos, para obtenção do Diploma de Pedagogia, razão pela qual se está discutindo e trabalhando com as Universidades Estaduais do Paraná,. O aproveitamento e Complementação de Estudos, de acordo com o art. 47 da LDB, define-se pela possibilidade de convalidar estudos e conhecimentos adquiridos, por meio de cursos formais e/ou livres, bem como tempo de atuação, experiências e resultados obtidos em áreas específicas do conhecimento, realizado conforme normas definidas pelos sistemas de ensino e organização das Instituições de Ensino Superior.

A complementação deverá ter a duração de dois semestres e com previsão de iniciar em agosto próximo. Na reunião foram estabelecidas as bases e necessidades para a implementação do programa especial, tendo sido acordado compromissos mútuos entre as Secretarias e as Instituições de Ensino. A Secretaria de Educação deve iniciar até a próxima semana um cadastramento, via Internet, para todos os egressos do Programa de Capacitação-Vizivali, visando identificar um quadro real de professores para o aproveitamento e complementação de estudos junto às universidades, bem como outras necessidades para a solução do problema.

De acordo com o vice-governador e Secretário de Educação, o caso Vizivali vem sendo tratado como uma questão de governo. “Os professores não fizeram um curso clandestino, mas um programa de capacitação oferecido pelo governo que gerou expectativas de ingresso e promoção na carreira do magistério, porém ao longo desse período colheram só dissabores, pois muitos deles já tiveram rebaixamentos funcionais e consequentemente perdas salariais.

Portanto o governo é responsável. Esse é apenas um dos desafios que vamos solucionar, em conjunto, por meio de uma caminhada sólida que pretendemos construir com as instituições de ensino superior”, disse, ao elogiar a disposição das Universidades com vistas à resolução do problema.

Desde o início do ano, a Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia buscam em conjunto uma solução para o caso Vizivali, que por mais de oito anos ficou sem solução durante a gestão anterior do governo. Inúmeras reuniões entre diversos setores foram realizadas. Os secretários de Educação e Ciência e Tecnologia já estiveram reunidos com o ministro da Educação, Fernando Haddad, que disse da possibilidade do Estado encontrar alternativas para resolver a questão, em função da autonomia do sistema estadual de educação do Paraná, reafirmando a disposição para o trabalho conjunto. Uma nova audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, está sendo solicitada pelo governo do Paraná.

A professora Eunice Alberton, representante dos egressos Vizivali, afirmou não ter dúvida de que a questão será resolvida. “Agora vemos que há parceria entre o governo e as universidades para que encontrem uma solução. Há interesse de todas as partes para que isso ocorra”, disse. O vice-reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Aldo Nelson Bona, disse que percebeu uma vontade maior deste governo em resolver a questão da Vizivali. “Sinto que há um comprometimento desta gestão em encaminhar uma solução para este problema”, disse.

Fonte: Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Solução para diplomas da Vizivali terá cadastramento e complementação

11/05/2011
Solução para diplomas da Vizivali terá cadastramento e complementação

Assessoria de Imprensa Péricles de Mello

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) definiu ações concretas para resolver o problema dos diplomas da Faculdade Vizivali. A Seed vai abrir um cadastramento, em breve, na sua página na internet, que deverá ser preenchido por todos os professores que concluíram o Programa de Capacitação para Docência da Vizivali.

A solução para o caso foi discutida durante uma reunião realizada na terça-feira desta semana, dia 10, com técnicos da Secretaria de Estado da Educação e representantes das universidades estaduais do Paraná.

Ficou definido que haverá um aproveitamento e complementação dos estudos da Vizivali. Para aqueles que fizeram complementação em outras instituições de ensino superior, como no caso da Universidade Castelo Branco (UCB) e da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), a Seed deve aceitar os diplomas expedidos por essas instituições de imediato, sem necessidade dos professores fazerem novos estudos.

O deputado estadual Péricles de Mello (PT) se mostrou confiante da boa vontade de todos os setores envolvidos nesse processo para se chegar a um consenso definitivo. “A solução apresentada pela Seed é a concretização das propostas que defendemos desde o governo anterior, reconhecendo a complementação da UCB e ULBRA, e os estudos feitos pelos professores, ofertando uma complementação mais curta”, declara Péricles.

Segundo o deputado os professores merecem um desfecho urgente desse caso para que conquistem seus diplomas de graduação. Todos receberão o diploma de pedagogos.

Complementação

De acordo com a Seed, esse cadastramento é necessário para conhecer o número total de participantes do Programa, além de fazer um mapeamento das regiões onde se concentram os professores para verificar quantos polos serão necessários disponibilizar. Essas informações servirão para que as universidades estaduais também organizem a metodologia de trabalho.

A carga horária também não está fechada, mas o tempo da complementação será de no máximo um ano, com 1.300 horas-aula e previsão de início em agosto desse ano. Essa carga horária poderá ser reduzida, pois as universidades estaduais terão autonomia para analisar o currículo de cada professor para fazer aproveitamento de disciplinas.

A Seed está trabalhando em algumas questões técnicas para consolidar todas as medidas apresentadas nos próximos dias.

Um termo de ajuste de conduta que deverá ser homologado pelo Estado também está sendo esperado pelos professores para garantir seus direitos, como de assumir vaga em concurso, avanço na carreira e estabilidade nos empregos até receberem seus diplomas.

Péricles destaca que os professores merecem toda consideração, pois tiveram boa fé ao se inscreverem no Programa da Vizivali, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação. “Continuaremos defendendo o caso na Assembleia, acompanhando cada nova decisão”, finaliza o deputado.

Fonte: PT-Paraná

sábado, 7 de maio de 2011

Governo do Paraná e reitores buscam solução para caso Vizivali

O governo do Paraná, por meio da Secretaria de Educação (Seed) e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), está concluindo, junto com as universidades estaduais e o Conselho Estadual de Educação, a construção de uma solução para os alunos que fizeram o Curso Normal Superior ofertado pela Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali) entre 2002 e 2004 e até hoje não obtiveram certificado dessa graduação.

Uma reunião sobre o caso Vizivali ocorreu no miniauditório do Palácio das Araucárias entre o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns; o secretário de Ciência e Tecnologia, Alípio Santos Leal Neto; o presidente do Conselho Estadual da Educação, Romeu Gomes de Miranda; reitores e representantes das universidades estaduais do Paraná.

No encontro, foram discutidas ações a serem adotadas para que as universidades tenham condições de certificar os alunos que concluíram o curso na Vizivali. Uma das propostas discutidas é que os alunos passem por uma complementação de estudos, com carga horária ainda a ser definida, para que no fim recebam o diploma de graduação em Pedagogia, emitido pelas universidades estaduais.

Nos próximos dias, novos encontros devem ocorrer para o planejamento definitivo das ações. O caso Vizivali vem sendo tratado pelo governo do Estado desde o início deste ano. Os secretários de Educação e Ciência e Tecnologia já estiveram reunidos com o ministro da Educação, Fernando Haddad, que deu autonomia ao Estado do Paraná para resolver a questão entre as redes de universidades estaduais.

De acordo com Arns, a intenção é convergir para uma solução que seja legal e de qualidade, com amplo entendimento entre os segmentos envolvidos. "Estamos tratando esse tema como uma questão de governo. As pessoas que fizeram um curso legalmente autorizado não podem ser lesadas", diz.

O secretário de Ciência e Tecnologia ressaltou que é importante todos trabalharem juntos para encontrar um consenso. "O que deve prevalecer é a justiça. O poder público não pode se eximir da responsabilidade. São professores que estão há muitos anos em sala de aula", disse.

Os reitores colocaram-se à disposição para contribuir na definição de caminhos para regularizar a situação dos alunos que concluíram curso da Vizivali. O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes, destaca a importância da discussão. "Temos de encontrar uma solução ágil, rápida e legal. E todos estão dispostos a fazer isso", disse. Para a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nádina Aparecida Moreno, é essencial que as universidades participem do processo. "Queremos resolver, pois se trata de uma questão social e de respeito com aqueles que fizeram o curso", diz.

Fonte: Radio Educadora AM

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Solução para o caso Vizivali está próxima, diz Traiano

O deputado estadual Ademar Traiano (PSDB), líder do governo na Assembléia Legislativa, anunciou na tarde desta quarta-feira (4) ter participado de uma reunião “altamente produtiva e talvez conclusiva” a respeito da questão envolvendo a validação dos diplomas da Vizivali – Faculdade de Vizinhança Vale do Iguaçu.

Traiano contou ter participado de uma reunião com o secretário da Educação, vice-governador Flávio Arns, o de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Santos Leal Neto, reitores das universidade estaduais e representantes do Conselho Estadual de Educação. “Conseguimos a boa vontade de todas as partes e temos o prazer de anunciar que uma solução para o problema dos professores está muito próxima”, adiantou Traiano.

A polêmica do Iesde/Vizivali envolve cerca de 35 mil professores que concluíram o programa de capacitação para docentes da Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali), do município de Dois Vizinhos, em parceria com a Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino (Iesde) e que não conseguem validar seus diplomas.

“Mas uma ação conjunta vai resolver esse impasse. Há muita vontade política deste governo para resolver esse impasse”, revelou o líder governista.

Fonte: Jornal Novo Tempo

Governo e reitores debatem solução para caso Vizivali

Proposta para complementação de estudos volta a ser apresentada

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seed) e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), está concluindo, junto com as universidades estaduais e o Conselho Estadual de Educação, a construção de uma solução para os alunos que fizeram o Curso Normal Superior ofertado pela Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali) entre 2002 e 2004 e até hoje não obtiveram certificado dessa graduação.

Na quarta-feira (30) uma reunião sobre o caso Vizivali ocorreu no miniauditório do Palácio das Araucárias entre o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns; o secretário de Ciência e Tecnologia, Alípio Santos Leal Neto; o presidente do Conselho Estadual da Educação, Romeu Gomes de Miranda; reitores e representantes das universidades estaduais do Paraná.

No encontro, foram discutidas ações a serem adotadas para que as universidades tenham condições de certificar os alunos que concluíram o curso na Vizivali. Uma das propostas discutidas é que os alunos passem por uma complementação de estudos, com carga horária ainda a ser definida, para que no fim recebam o diploma de graduação em Pedagogia, emitido pelas universidades estaduais.

Nos próximos dias, novos encontros devem ocorrer para o planejamento definitivo das ações. O caso Vizivali vem sendo tratado pelo governo do Estado desde o início deste ano. Os secretários de Educação e Ciência e Tecnologia já estiveram reunidos com o ministro da Educação, Fernando Haddad, que deu autonomia ao Estado do Paraná para resolver a questão entre as redes de universidades estaduais.

De acordo com Arns, a intenção é convergir para uma solução que seja legal e de qualidade, com amplo entendimento entre os segmentos envolvidos. "Estamos tratando esse tema como uma questão de governo. As pessoas que fizeram um curso legalmente autorizado não podem ser lesadas", diz.

Fonte: Jornale

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Luciana e Péricles solicitam respostas sobre caso Vizivali


Deputados cobram solução do governo para os diplomas

A deputada estadual Luciana Rafagnin, líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa do Paraná, e o deputado Péricles de Mello (PT), voltaram a solicitar nesta terça-feira respostas do governo do estado sobre o caso dos diplomas da Vizivali – Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu. Os parlamentares encaminharam um requerimento ao secretário da Educação e vice-governador, Flávio Arns, pedindo informações sobre o anúncio das medidas que solucionem o impasse.

Os professores do Paraná, egressos do Programa de Capacitação para Docência dos Anos Iniciais do ensino fundamental e da educação infantil, ofertado pela Vizivali, há anos aguardam uma solução legal e definitiva para a não-emissão dos diplomas de conclusão de curso.

“Em fevereiro, o secretário se comprometeu a resolver a questão até meados de março. Passado esse prazo, o governo estendeu o anúncio das soluções para o início de abril. Estamos no mês de maio e nenhuma resposta foi apresentada. Os envolvidos nessa situação continuam aguardando e cobrando definições”, disse Luciana.

Fonte: Jornale

terça-feira, 3 de maio de 2011

E a solução do Caso Vizivali?


Já estamos em maio e a promessa de uma solução para o caso de milhares de professores que fizeram a capacitação do Iesde/Vizivali, que deveria ter sido anunciada em março, continua sendo uma incógnita.

Até quando, secretário?

Fonte: Helio Nota10

domingo, 1 de maio de 2011

Zeca Dirceu cobra solução rápida para caso Vizivali/Iesde


O deputado federal Zeca Dirceu (PR-PT) cobrou uma solução rápida do secretário de Educação do Paraná, Flávio Arns, para a situação da validação dos diplomas de 35 mil professores formados pela Vizivali/Iesde. Zeca, em ofício enviado ao secretário, diz que os professores vivem uma “situação angustiante” há seis anos.

O deputado também solicitou ao Ministério da Educação esclarecimentos sobre a situação do caso. “Eu apresentei a situação ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que afirmou que cabe somente ao governo estadual resolver o impasse, pois, segundo ele, o que tinha de ser resolvido na esfera federal já foi feito”, disse Zeca.

Em março, Flávio Arns chegou a anunciar a criação de grupo de trabalho para indicar solução legal e definitiva para a situação dos professores da Vizivali. No mesmo período foi anunciado prazo até 15 de março para a apresentação de soluções. “Mas até agora, no final de abril, nada foi anunciado oficialmente”, disse Zeca Dirceu.

O deputado está trabalhando para acelerar a resposta do governo estadual para que a validação dos diplomas se torne realidade já no começo de mês de maio. “O Governo do Paraná tem que esclarecer aos professores quais providências foram tomadas até agora e quando o problema será realmente resolvido”, Zeca Dirceu.

Bancada estadual - Zeca Dirceu destacou que a validação dos diplomas dos professores formados pela Vizivali/Iesde é luta antiga também dos deputados estaduais do PT no Paraná. Ele destacou o empenho do deputado Péricles de Mello, que desde o início do mandato adotou o caso como uma das ações prioritárias.

“Os professores não podem mais esperar. São inúmeros os prejuízos nas carreiras causados pela demora no reconhecimento dos diplomas. Vamos pedir empenho ao secretário Arns para encontrar uma solução o mais breve possível”, defendeu Péricles.

O mesmo posicionamento em defesa dos 35 mil professores prejudicados com a falta de diploma de nível superior também é adotado pela deputada Luciana Rafagnin. No último encontro da deputada com o secretário de Educação, Flávio Arns disse “faltar pouco” para o governo concluir a elaboração de propostas alternativas, para resolver o impasse do programa de capacitação para docentes, ofertado em 2003 e 2005, pela Faculdade Vizivali e a empresa Iesde.

Fonte: Blog do Dep. Zeca Dirceu